SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RERIUTABA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DE RERIUTABA

3ª ETAPA - 2º MÊS Alfabetizar-Letrando – Apropriação do Sistema Alfabético – ler/escrever

ÍCONES

CADERNO ATIVIDADES

LEITURA E ORALIDADE

· LER PARA GOSTAR DE LER

· RODA DE LEITURA ORALIDADE

· LENDO E COMPREENDENDO

ESCRITA

· AQUISIÇÃO DA ESCRITA

· ESCRITA ESPONTANEA

UNIDADE LINGUÍSTICA

OBJETIVOS DIDÁTICOS

OBJETIVOS DIDÁTICOS

TEXTO

PALAVRA

Texto – conto: O lobo e os Sete Cabritinhos

Palavras: Cabritinhos, Cabra, Lobo Mau

(Livro de Leitura; Caderno

de Atividades; Cartaz 8; Fichas)

· Compreensão da função e da estrutura do gênero textual conto

· Compreensão do conto a partir das ilustrações

· Reflexão oral do conto: o que faz lembrar sentir e pensar...

· Dramatização do conto

· Leitura do título do conto

· Leitura do nome dos personagens

· Identificação e leitura das sílabas inicial

· Escrita espontânea de palavras

· Escrita espontânea de texto (coletiva)

· Análise estrutural de palavras: identificação da quantidade de letras, quais letras, tamanho da palavra (hipótese do realismo nominal)

· Análise fonológica de palavras: quantas vezes abrem a boca para falar a palavra; identificação de sílabas, quantidade de sílabas e análise intra-silábica

TEXTO

PALAVRA

Texto – conto: Os três Porquinhos

Palavra: Prático, Cícero, Heitor, Casa de palha, casa de madeira, casa de tijolo

(Livro de Leitura; Caderno

de Atividades; Cartaz 9; Fichas)

· Compreensão da função e da estrutura do gênero textual conto

· Compreensão do conto a partir das ilustrações

· Reflexão do conto: o que faz lembrar, sentir e pensar...

· Dramatização do conto

· Leitura do título do conto

· Leitura do nome dos personagens

· Leitura do conto com identificação dos espaços entre palavras nas frases

· Análise dos fonemas /f/ /s/

· Pesquisa de palavras no dicionário

· Reescrita espontânea do conto

· Revisão do texto com identificação de margens e dos espaços entre palavras na escrita

· Escrita de palavras que rimam

· Análise estrutural de palavras: quantidade de letras, quais letras, correspondência e classificação de palavras quanto ao número de letras e de sílabas, tamanho da palavra (hipótese do realismo nominal)

· Análise fonológica de palavras: quantas vezes abre a boca para falar a palavra; quantas sílabas

TEXTO

PALAVRA

Texto – conto:

Chapeuzinho Vermelho

Palavra: Chapeuzinho Vermelho, vovozinha e caçador

(Livro de Leitura; Caderno

de Atividades; Cartaz 10; Fichas)

· Leitura do conto com compreensão

· Leitura critica do conto

· Leitura com entonação correta e observação da função dos sinais de pontuação

· Compreensão da relação título x texto

· Identificação de palavras no texto

· Reescrita espontânea do conto

· Escrita de frase com identificação dos espaços entre palavras na segmentação da escrita

· Escrita de texto

· Análise estrutural de frase: identificação da quantidade de palavras na frase

· Análise estrutural de palavras: quantidade de letras, quais letras, correspondência e classificação de palavras quanto ao número de letras e de sílabas

· Análise fonológica de palavra: quantas vezes abrem a boca para falar a palavra; quantas sílabas, identificação e sílabas

TEXTO

PALAVRA

Texto – conto: Ovelhinha Vermelha

Palavra: Ovelhinha Vermelha, Vovó Ovelha, Fazendeiro

(Livro de Leitura; Caderno

de Atividades; Cartaz 11; Fichas)

· Leitura do conto com compreensão

· Leitura do título do conto

· Leitura do nome dos personagens

· Leitura de palavras do conto

· Análise do fonema /v/

· Reflexão do conto: o que faz lembrar, sentir, pensar, ler, escrever, brincar e criar

· Leitura do conto com compreensão e representação com desenho

· Leitura e escrita de títulos com correspondência entre a pauta sonora e a grafia das palavras

· Escrita espontânea de palavras

· Copia de palavras com compreensão

· Escrita espontânea de texto

· Análise fonológica de palavra: análise da sonoridade das palavras x grafemas

· Análise fonológica e fonêmica de palavra: correspondência entre a pauta sonora e a grafia, análise de palavras como dos fonemas /f/ /v/

ALITERAÇÕES E RIMAS

TRAVA-LÍNGUA

A Taturana Tatá Tem Muito Tato (Cartaz 16)

Consciência Fonológica e Fonêmica: leitura travas-língua - aliterações e rimas - exploração de fonemas e sonoridade das palavras/sílabas.

Reflexão Metalingüística - Análise Fônica, Fonológica e Estrutural: palavras e sílabas: identificar e relacionar o número de sílabas com o número de grafemas e fonemas.

 

REFLEXÃO METALINGUÍSTICA

JOGO

CARTELA DIDÁTICA

· Análise Estrutural de palavras: identificação das letras, ordenação das letras nos nomes, primeira letra, última letra, quantidade de letras, letras repetidas.

· Análise Fonológica de palavras: exploração da sonoridade das palavras, quantidade de sílabas, fonemas.

Cartelas 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e Fichas de nomes: Cabritinhos, Cabra, Lobo Mau, Prático, Cícero, Heitor, Casa de palha, casa de madeira, casa de tijolo Vermelho, vovozinha, caçador, Ovelhinha Vermelha, Vovó Ovelha, Fazendeiro.

RELAÇÃO COM A MATRIZ REFERENCIA SPAECE ALFA

I – APROPRIAÇÃO DO SISTEMA DE ESCRITA: 1. Distinção entre letras: identificar letras; reconhecer as letras do alfabeto; 2. Domínio das convenções gráficas: identificar as direções da escrita; 3. Desenvolvimento da consciência fonológica: identificar rimas; identificar sílabas; contar sílabas.

II – LEITURA: 4. Decodificação e compreensão de palavras: decodificar palavras; compreender palavras; 5. Decodificação e compreensão de textos: compreender frases; localizar informação em textos; reconhecer o assunto de um texto; inferir informações em texto.

III – ESCRITA: 7. Escrita de palavras; 8. Escrita de frase; 9. Escrita de pequenos textos.

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